- Michael meu querido amigo

Michael e Deepak Chopra em foto promocional

Durmindo na Limousine após um show

Chopra visita Michael em estúdio de ensaios


Deepak Chopra: médico, amigo e conselheiro

Deepak Chopra, médico indiano e guru das maiores celebridades internacionais, lança livro sobre o lado sombrio da existência, “O Efeito Sombra – Encontre o Poder Escondido na Sua Verdade” (Editora Lua de Papel), e cedeu entrevista a revista "Veja", que chega as bancas este sábado (26). Ele falou sobre a relação com seus “pacientes” famosos, “explicando” a morte do cantor Michael Jackson (1958-2009), de quem se dizia, sobretudo, um amigo.

A morte de Michael Jackson

“Acho que tive um papel didático na cobertura jornalística. Michael era meu amigo, acima de tudo. Eu o conhecia na intimidade. Não cabe a mim tecer comentários a respeito dos seus tormentos ou das escolhas erradas que fez. O que eu disse e volto a dizer é que Michael foi cercado por uma chusma de MDs (médicos especialistas) em Los Angeles, que o abasteciam diuturnamente com drogas perigosas, vendidas apenas com prescrição médica. Embora ele se abrisse comigo sobre seus males, o mais comum era que, no fim, ele os denegasse. O excesso de remédios era um problema evidente”, concluiu, se isentando de ter explorado a imagem do cantor após sua morte.

Sexualidade e doenças do Rei do pop

“Michael foi diagnosticado com lúpus e vitiligo. Se uma criança sofre abusos, sejam eles físicos, mentais ou sexuais, depois de vinte a trinta anos ela pode desenvolver doenças autoimunes como essas duas (a relação entre lúpus e abuso infantil não é aceita pelos médicos mais ortodoxos). Esse certamente foi o caso de Michael”, afirmou o médico, completando que o cantor não foi abusado sexualmente, mas reconhece que ele sofreu agressões físicas e verbais na infância.