- Michael x Lady GAGA


- Você sabia que os direitos autorais das músicas de artistas como Lady GAGA e Taylor Swift pertencem ao catálogo de Michael Jackson ?
 
Quando Michael Jackson morreu em junho de 2009, sua partida foi recebida pelo luto de milhões de fãs ao redor do mundo e por uma grande discussão e especulação sobre o destino do meio bilhão de dólares que ele devia aos credores, que seriam desde grandes bancos ao diretor de “Thriller”, John Landis. De acordo com representantes da propriedade, dívidas pessoais do cantor serão pagas até o final do ano de 2012.
 
O último grande empréstimo pessoal, está ligado à Mijac Music de Jackson, a entidade que contém os direitos autorais das músicas que ele escreveu ao longo de sua carreira. Logo após a morte do cantor, a propriedade começou a pagar um empréstimo de 75 milhões dólares que ele tinha feito usando o catálogo como garantia, negociando a taxa de juros para baixo dos exorbitantes 15,5% para 4%. Os pagamentos finais sobre o empréstimo são definidos a serem feitos em 2012.

É um marco importante para o crescente império de Michael Jackson depois da morte, especialmente considerando depois que a propriedade começou. Após a morte do cantor, parecia que muitos de seus ativos estavam perto de padrão, se já não estiver lá. Mas um punhado de negócios, incluindo um adiantamento de US $ 60 milhões para o filme-concerto This Is It e um acordo recorde de US $ 250 milhões com a Sony, o maior da história, deu a propriedade um fluxo de caixa estável necessário para pagar os credores.

Além de pagar o empréstimo maciço do Mijac Music, a propriedade pagou US $ 35 milhões devidos a promotora de concertos AEG (em conexão com Jackson planejava This Is It Tour) e a hipoteca 4,1 milhão dólares da propriedade da família Jackson em Encino, na Califórnia. Menores dívidas a indivíduos foram renegociados e resolvidos, incluindo um acordo com Landis, que tinha alegado que Jackson ainda lhe devia $ 2,3 milhões em 2009.

Um empréstimo de negócio substancial ($ 280 milhões, pela estimativa da Forbes) permanece na participação de 50% de Jackson no catálogo da Sony / ATV. O cantor comprou astutamente precursor da entidade, ATV, por US $ 47,5 milhões em 1985, depois de reconhecer o valor dos direitos de canções que continha The Beatles. Dez anos mais tarde, ele fundiu o catálogo com o catálogo da Sony depois que a empresa lhe pagou US $ 100 milhões como parte do acordo, retendo parte da entidade recém-formada combinada para si mesmo.
 
Hoje, o catálogo da Sony / ATV se vale em torno de US $ 2 bilhões, graças à sua propriedade de direitos autorais dos Beatles, Bob Dylan, Taylor Swift, Lady Gaga e outros. A taxa de juros sobre o empréstimo de Jackson ligado ao catálogo foi cortada de 5,8% para 2,9% desde sua morte.
 
Nesse ritmo, pagar o empréstimo rapidamente, na íntegra, pode até não ser financeiramente vantajoso, os fundos da empresa poderiam ser melhor utilizados através da compra de novos direitos autorais, geradores de dinheiro. Dito isto, com a proeza de ganhos de Jackson pós-morte, a propriedade provavelmente poderia pagar esse empréstimo muito em breve, se necessário.

A Turnê do cantor Mundo Imortal, uma joint venture com o Cirque Du Soleil, já arrecadou 160 milhões dólares este ano, fazendo com que Michael Jackson seja a maior bilheteria ao vivo na América do Norte, três anos após a sua morte. Outro negócio, com a Pepsi, deve continuar a adicionar aos cofres da propriedade. Nem mesmo John Landis poderia ter imaginado tal ressurreição.

Fonte - Zack O’Malley Greenburg (Forbes)