- BUSH foi mais que costureiro

A capa do novo livro,
cheio de fotos maravilhosas

Bush foi um dos mais íntimos e discretos amigos de Michael
por mais de 30 anos

Detalhes em metal para os figurinos militares



LOS ANGELES - O zíper coberto ddo casaco de "Beat It" casaco, os casacos de inspiração militar com as suas dragonas, insígnias e brasões. E, evidentemente a luva glittery.  O faro e o sentido de Michael Jackson para a moda foi tão singular quanto seu estilo musical e seus movimentos da dança.

Milhões de pessoas já o imitaram, com suas calças 'skiners' e mocassins, ou com um chapéu armado apenas.

O estilista de longa data de Jackson revela os segredos por trás do King of Pop, meticulosamente observando o olhar de rock-star - e um vislumbre íntimo do homem em si mesmo - em um livro colorido e novo, "The King of Style: Vestir Michael Jackson"

"Quando eu trabalhei com ele, eu não podia esperar para chegar lá e depois eu não queria ir embora quando tudo já havia sido feito", disse o autor / figurinista Michael Bush, que, com seu parceiro Dennis Tompkins, vestiu Jackson por mais de uma geração.

"Era difícil imaginar alguém que projetou tanto a sua moda e estilo." O que a maioria das pessoas não sabe sobre Jackson, disse Bush, é que ele era um palhaço - um brincalhão que gostava de rir e muitas vezes incomodava as pessoas mais próximas a ele - ao máximo. Bush diz que teve uma reunião pela primeira vez em 1983, quando ambos tinham 25 anos. O Rei do Pop não era seu cliente, no entanto, mas mesmo assim Bush foi até Michael para a reunião.

Jackson tinha ficado escondido durante horas em seu trailer no set de "Captain EO". Bush pode até ouvir um macaco gritando enquanto ele se aproximava. Era escuro lá dentro e Michael estava lanchando algumas cerejas. Ansioso para agradar, ele preparou algumas roupas para estrela pop, Bush sentiu algo bater-lhe suavemente na cabeça. Um cabo de cereja. Alguns segundos depois, aconteceu de novo. Quando aconteceu pela terceira vez, Bush arremessou uma cereja no astro. Jackson jogou um punhado de volta, e assim começou uma estreita relação profissional e pessoal que durou o resto da vida de Jackson.

"Acho que ele queria alguém que pudesse apenas se divertir com ele, nada mais. Ele só queria isso: 'Estou indo para me divertir com esta pessoa", Disse Bush, de 54 anos, um quase envergonhado estilista, 'clothier' informalmente treinado em Ohio, que aprendeu o ofício com sua mãe e avó, que fez vestidos de noiva, vestidos de baile e colchas.

"E eu ri com ele todos os dias até que ele morreu." Bush não iria discutir o momento em que Jackson usava pijama no tribunal durante o julgamento em que foi inicentado em 2005, mas saboreou em outros detalhes da abordagem única do artista, esse seu traje naquele dia:

"O Conceito de Michael era: "Eu quero que os designers de moda do mundo, os grandes conglomerados, eu quero que eles me copiem. Eu não quero usar o que está lá fora. Eu quero empurrar a minha individualidade até eles, do mesmo jeito que a minha música é minha, o meu olhar deve ser meu e minhas roupas também", disse Bush em uma entrevista num armazém de Los Angeles, com araras de roupas e racks de história brilhante por trás dele.

Trajes de palco de Jackson foram projetados para exibir seus passos de dança, por isso Bush e Tompkins, que morreu em dezembro passado, foram convidados regularmente para assistirem os recitais de dança privados que o Rei fazia em seu estúdio privado, para que se informassem melhor sobre seu trabalho.

Jackson dançava cinco ou seis horas por dia se ele estivesse em turnê ou não, Bush disse: "Ele viajou com um piso de madeira em um case pela estrada."Eram tantas horas de dança que, durante a turnê mundial de 1987 "Bad", significava que Jackson poderia perder tanto peso durante um concerto que os figurinos de seus números finais tinham que ser menores do que os que ele usava para abrir os shows.

"Michael tinha geralmente uma cintura de 28 polegadas, mas pelo meio do show, quando ele já estava pronto para realizar seu ato final mágico antes de 'Beat It', ele já tinha perdido cinco quilos de água, e sua cintura caia para 26 e um quarto, "Bush escreve em" The King of Style".

"Se nós não tínhamos roupas penduradas no cabide na ordem certa, que iam ficando cada vez menores, nós corríamos o risco de colocar nele um par de calças que caíssem até os tornozelos, com cada movimento rítmico de seu corpo e não há magia nisso! " O Rei do Pop tinha na seda da China sua preferida, charmeuse de seda e tecidos elásticos. "Spandex fez Michael se sentir elegante e seguro e trabalhou para o seu estilo de dança," Bush escreve.

Em seguida, houve as jaquetas militares, as interpretações rhinestone-incrustadas de uniformes de guerra britânicos, como o "Thriller" azul que Jackson usou no Grammy Awards de 1984, quando arrecadou um recorde de oito prêmios. Jackson tinha um fascínio infantil com strass, disse Bush. "Às vezes eu ia de carro viajando três horas para recuperar strass soltas diretamente da fábrica, só porque olhando para eles em forma bruta, Michael tinha um prazer sem fim. Toda vez que eu abria a amostra de feltro branco que envolvia os strass, ele ofegava", escreve ele. "Ele levava as pedrinhas de mim e delicadamente mexia nelas com as pontas dos dedos e sussurrando..." Você pode imaginar ser um pirata abrindo um baú de tesouro? E, vendo todo esse no seu brilho interior? Que vida fascinante, ser um pirata com isso. "

" Bush e Tompkins trabalharam com Jackson até a morte da estrela pop, em junho de 2009. Embora não estivesse no comando das fantasias para o malfadado "This Is It" comeback tour, como um estilista de longa data de Jackson, eles criaram conjuntos de sete músicas, incluindo uma reprise de sua "Billie Jean" outfit com seus sapatos e meias spangled. Havia também um top bordeaux e ouro com monograma com um colar chinês e mangas sino, e um par de caneleiras pretas deslumbrantes.

Bush recusou a partilhar quaisquer detalhes sobre a saúde de Michael Jackson ou o comportamento em seus últimos dias. Ele disse, porém, que o Rei do Pop sempre esperou seus costumes seriam celebrados em livros e museus, e Bush está muito honrado ao tornar esse sonho uma realidade.

Bush irá apresentar alguns dos trajes de Jackson em uma tourné pela América do Sul, Europa e Ásia antes de lançar seu livro em 30 de outubro. Muitos dos figurinos serão vendidos em leilão em dezembro, com uma parcela dos rendimentos que beneficiam de caridade e a Academia de Gravação do MusiCares.

Fonte - My San Antonio (California)