- A lição de marketing chamada MJ

Michael Jackson na África - Ao tirar essa foto fazendo essa aparição com crianças africanas, Michael Jacksin tinha plena consciência que estaria atraindo os olhares de todo o mundo para os problemas financeiros e sociais dessas comunidades. Ele utilizava a força de seu marketing pessoal para causas humanitárias. Ele foi o primeiro artista na história da música a realizar esse tipo de marketing.



A marca mais conhecida do mundo:

"Michael Jackson"


A única marca que é sem dúvida mais reconhecível no mundo do que a Nike, a Coca Cola ou a Pepsi é provavelmente é Michael Jackson. Como indivíduo, artista, performer, compositor, produtor e até mesmo um embaixador da paz, Michael Jackson definiu o comportamento de uma geração no mundo. Ele era constantemente chamado na Forbes, em 1990, como o homem mais influente do mundo, Michael Jackson alcançaou todos estes elogios, a partir de um traço de caráter particular e de sua ética de trabalho, que realmente mudou a vida de milhões de pessoas.

Vamos combinar que MJ não era o homem mais bonito da época, ou pelo menos não possuia a beleza mais convencional, também não vivia em constante flerte com a mídia. Como então, um homem tão solitário e introvertido veio a ser o homem mais poderoso e influente dos anos 90?


Porque Michael Jackson era um perfeccionista. Um indivíduo criativo e poderoso que dedicou sua vida inteira para aperfeiçoar o seu ofício. Ele tinha uma meta pessoal que era servir as pessoas. Não era por dinheiro ou fama, mas uma saída para prestar um serviço à humanidade. Ele sonhava com um mundo melhor e acabou se tornando um fenômeno global. O mundo se tornou um grande fã de MJ, mas não apenas por causa de sua música, mas por causa da maneira como ele pensou, agiu e se comportou!


MJ criou uma marca tão famosa no Texas, como em Tóquio, ou Teerã, na Tanzânia e Payoh Toa-e nos lugares mais remotos do mundo - até hoje! A questão é como? Michael chegou ao estrelato internacional com seu álbum Thriller. Thriller acumulou um total de oito Grammys e detém o recorde mundial para o maior número de álbuns vendidos até hoje!


Quando Michael Jackson montava um show, ele tinha um show! Nenhum artista no mundo criou tanto fervor quanto MJ. Seus vídeos de música e shows foram únicos. Atraindo mais de cem milhões de frequentadores de concertos em todo o mundo e recolhendo vários prémios de videoclipes todos os anos. Nenhum artista ou produtor chegou nem perto de replicar uma produção MJ até hoje.


Michael Jackson promoveu vários produtos durante sua vida. Ele aumentou as vendas de produtos como Pepsi e vendia milhões de revistas apenas por colocar suas fotos na capa. Michael Jackson usou seu nome e reputação para fazer o bem para as causas que acreditava e Ele, sozinho, mudou o mundo - através de sua existência neste mundo. Isto é o que separa MJ de qualquer outro artista no mundo.


MJ tinha a capacidade de angariar apoio e atenção por qualquer causa que ele acreditasse. Isso ajudou a sustentar MJ como um líder e uma entidade de valor inestimável, e isto aconteceu muito antes do marketing pessoal ser introduzido no mundo corporativo. Michael ensinou uma lição à empresas, a de que é necessário retribuir à sociedade.


Tudo isso foi realizado por Michael Jackson muito antes de existir internet, Facebook ou Twitter. Com a ascensão do marketing de mídias sociais, os limites foram quebrados. O mundo se tormou uma ostra. As distancias foram encurtadas ao limite de um clique, mas quando Michael realizou todos essas feitos não era assim. Há muito mais lições que podemos aprender com MJ, mas é importante que todos se lembrem do homem que ele representava. Ele usou seu dom com a música para espalhar a sua mensagem ao redor do mundo. Essa é a sua lição mais importante, por que ele sempre estava melhorando o mundo ao seu redor. A diferença positiva que ele fez na vida das pessoas, permitiu-lhe viver uma vida de felicidade inigualável para si a para os outros.


Esse texto foi escrito por Rukesh Varan, presidente da Varan Comunications, agência de Marketing promocional americana.