- Um homem por trás da máscara






As máscaras cirúrgicas de Michael:
Muita especulação e pouca verdade
.
Por Julia Kimiama - Redação MJ Planet
.
Durante um longo período de sua carreira, Michael utilizou máscaras cirúrgicas quando estava em público, deixando muita gente curiosa. Afinal o que estava escondido por de trás delas ?
.
A mídia internacional explorou esse tema à exaustão. Plásticas intermináveis, doenças terminais, desejo de se esconder, prótese no nariz, cancer de pele, e mais uma parafernália de motivos bizarros. Cada vez que Michael aparecia em público com uma máscara, os paparazzi se acotovelavam para tirar fotos e levantar hipóteses sinistras.
.
Na verdade, dois motivos levaram Michael à se utilizar dessas máscaras:
.
- Para um cantor do quilate dele, com a quantidade de compromissos profissionais que ele tinha, preservar o seu instrumento de trabalho principal - a VOZ - era uma questão fundamental. Como ele estava sempre cercado por muitas pessoas e não só fãs, desejando abraçá-lo, beijá-lo e tocá-lo de qualquer forma, ele tinha consciência que, estar em contato físico com tantas pessoas ao mesmo tempo e por anos seguidos, era como uma PORTA ABERTA para que ele contraísse infecções, principalmente na garganta. A máscara era uma proteção.
.
Outra solução seria fugir dos fãs, se esconder e não atender ninguém, mas esse comportamento não combinava com a personalidade de Michael que adorava o contato com seus fãs e sempre atendia todos com carinho e atenção, até mesmo os fotógrafos.
.
Em seus quase 40 anos de carreira, sofrendo uma perseguição sistemática por fãs e fotógrafos, não se tem notícia de nenhum incidente onde Michael tenha sido agressivo ou indelicado. Ao contrário disso, ele era conhecido por ser atencioso e educado e dar 'selinhos' nas fãs.
.
- Outro motivo para o uso de máscaras era a sua doença de pele severa - o vitiligo. Essa doença deixa a pele muito sensível e provoca escamações que se tranformam em pequenos ferimentos de defícil cicatrização. Michael tinha ferimentos constantes principalmente nas partes onde a pele mantinha atrito com a roupa - joelhos e cotovelos. Também se feria constantemente ao fazer a barba. Como esses ferimentos demoravam para cicatrizar, Michael tinha que cuidar para que eles não se complicassem com infecções - usando máscaras.
.
.
Nessas imagens acima, é possivel ver - à esquerda um ferimento na canela sendo tratado com cauterização química e à direita os pés de Michael com os dedos protegidos pelas meias. Essas fotos foram publicadas pelo site CBS News em 1991, em uma entrevista com Michael onde ele se deixou fotografar.
.
Curiosamente o single "Behind the Mask" ( Por trás da máscara ) tem sido a faixa mais elogiada e preferida do álbum "Michael". Ele a compôs em 1986 e deu para Eric Clapton, que gravou uma versão mais Rock'in Roll.
.
Na letra da música Michael se refere à uma garota escondida por trás de uma máscara e escondendo seus sentimentos. Certamente ele conhecia bem esse assunto !