O que aconteceu com o nascer do sol?
O que aconteceu com a chuva?
O que aconteceu com todas as coisas,
Que você disse que iríamos ganhar?
O que aconteceu com os campos de extermínio?
Essa é a hora.
O que aconteceu com todas as coisas,
Que você disse que eram nossas?
Você já parou para pensar em
Todo o sangue derramado antes de nós?
Você já parou para pensar que
A Terra e os mares estão chorando?
.
"Earth Song" é o terceiro single do álbum HIStory. O single foi lançado em 1995 e dá continuidade ao trabalho de Michael de lançar canções com mensagens sociais e humanitárias como We are the World, Man in the Mirror e Heal The World. Em Earth Song no entanto foi a primeira vez que Michael tratou abertamente dos problemas de decastação do meio-ambiente e o bem estar dos animais.
.
Earth Song foi escrita por Michael ainda em 1991, mas ela acabou ficando de fora do álbum daquele ano. A intenção de Michael foi criar uma canção de lirismo profundo e melodia simples para que pessoas do mundo todo pudessem cantar juntas. Na faixa, Jackson alerta a consciência social, avisando que estamos indo longe demais com nossas atitudes e interesses para com o planeta Terra.
Fonte - Wikipédia
.
Há 20 anos atrás, Michael teve a consciência do futuro que nos aguardava. Muito pouco foi feito, sob o eco de sua canção. Hoje assistimos ao espetáculo trágico das catástrofes naturais matando mais que as guerras em todo o Planeta, dia após dia. Michael foi chamado de visionário, louco e oportunista, pregador da decadência humana.
.
Hoje assistimos no Brasil a FALTA de CONSCIÊNCIA do poder público sem políticas de prevenção, a falta de consciência social que permite que as pessoas continuem construindo em áreas de risco, e a falta de consciência humanitária que permite que se continue com a devastação do Planeta.
.
E ainda tem gente que continua incomodado por Michael ser considerado um deus ( * ), ainda existem pessoas que o consideraram um louco. Conheça a tradução da letra a assista ao vídeo de Earth Song - aqui
.
( * ) Michael performou essa canção muitas vezes ao vivo, inclusive em sua HIStory World Tour e no Brit Awards de 1996, onde, na ocasião, o músico Jarvis Cocker invadiu o palco no meio da apresentação e fez gestos obscenos. Algum tempo depois, Jarvis se declarou arrependido e explicou seu ato dizendo que não concordava em ver Michael Jackson ser recebido como um Deus em todo lugar que ia.