- Michael falido, é uma piada

Deixando as 'fofocas' dos tablóides de lado, vamos aos números, por que contra a exatidão matemática, não há argumentos
.
- Quanto um homem precisa ter
para ser trilhonário ?
.
Vamos direto ao assunto:
- Em 1985, Michael Jackson comprou Editora Musical - ATV Music Publishing, que detém os direitos de publicação para canções dos Beatles, entre outros mais de 40 artistas de sucesso. Em 1995, a Sony Music Publishing fundiu-se com a Editora de Michael Jackson para criar Sony-ATV. Essa nova e poderosa empresa passou a deter mais de 50% de toda a produção musical 'mundial' e seus consequentes recolhimentos de 'direitos autorais' ( de exibição - músicas/clips/filmes - e de venda de produtos ).
.
- Os valores dessa transação fabulosa nunca foram revelados, mas analistas desse mercado avaliaram que Michael tenha recebido mais de 500 milhões de dólares pela sua parte. Ele também possui a sua própria editora, chamada Mijac Music, que contém todo o seu catálogo de músicas próprias e de Sly & The Family Stone ( "Jackson 5" e posteriormente "The Jacksons" ).
Isso significa que ele ganha duas vezes: A Sony paga Michael como sócio em 50% de participação, e depois a Sony-ATV paga a Mijac Music pelos direitos de Michael e dos Jacksons.
.
OBSERVAÇÃO - Para explicar como funciona o recolhimento de "Direitos Autorais" ( falando apenas de exibição ), podemos exemplificar de maneira bem simples - No buteco da esquina tem uma TV, ou um rádio e cada vez que tocar uma música de um artista do catálogo da Sony, o dono do buteco paga os direitos autorais para o ECAD ( Empresa Brasileira de Recolhimento de Direitos Autorais ). O canal de TV e a emissora de rádio também pagam para tocar aquela música na sua programação. Uma festa junina numa escola, também paga o ECAD para tocar músicas em seu evento. E é assim em todo o mundo, por que as normas que regem esses recolhimentos são internacionais.
.
- A cada segundo, em todos os países do planeta, existe um número com mais 'zeros' do que uma calculadora possa registrar, de direitos autorais sendo creditados para a Sony - ARV e para Mijc Music. E isso vem acontecendo desde 1995, e acontecerá para sempre, enquanto alguém tocar uma música de propriedade deles.
- Os números que estamos expondo aqui, NÃO tratam dos valores relativos a VENDA de CD'S ou de direitos autorais relativos a venda qualquer tipo de produto ( camisetas, toys, livros, etc ) dos artistas desses catálogos. Esses valores fabulosos, são uma 'outra conta' bilhonária.
.
-Quando Michael vendeu Neverland, foi para uma empresa em que ele era um dos donos. Ou seja - ele vendeu para ele mesmo e ainda recebeu cerca de 370 milhões de dólares como pagamento pelo negócio.
-Dessa forma é possível saber com total segurança, que Michael nunca esteve falido, e que nem seus filhos, netos, bisnetos e tataranetos estarão, por que não é possível gastar mais dinheiro, do que eles estão arrecadando. Mesmo as dívidas de Michael, tão exploradas pela mídia, farão uma diferença relevante nesse patrimônio.
.
Para aqueles que gostam de piadas, poderemos dizer que, talvez - Michael tenha feito uma certa 'economia' em algum momento da sua vida - deixando de gastar 50 milhões de dólares por ano, para passar a gastar 45 milhões e que ele também foi genial como 'business man'.
É por isso que fica fácil para os tablóides 'enganarem' leitores com essas notícias de falências e dívidas, por que esses leitores não têm a menor noção da realidade desses números.
.
Texto - Julia Mandetta ( Pesquisa - World Records )