- No tempo de Michael Jackson - Décadas de 60/70

Conhecer o tempo em que Michael viveu, é fundamental para compreendê-lo verdadeiramente, no aspecto pessoal e humanitário

As Décadas de 60 e 70
- Uma época de OURO e Guerra

O nascimento de Michael, é numa época de intensa influência do cinema na cultura americana. Hollywood é a meca do cinema mundial, e depois dos filmes de apêlo militar pré e pós Segunda Guerra, os temas dos filmes continuam com influência militar, mas contra a União Soviética, com o início da "Guerra Fria".
As guerras marcam a história americana dessa época e também a vida de Michael, refletidas nos seus figurinos "militarizados".

Porém é a televisão, que desde 1955, está a todo vapor, presente na maioria dos lares americanos e influenciando a sociedade principalmente nos aspectos da "cultura da moda", com os cosméticos e a higiene pessoal. A telinha está constantemente à procura de novidades para alimentar a sua programação, e a TV importa o modelo do cinema, cultuando a figura de cantores e atores como ASTROS.

Quando Michael é descoberto ao lado dos irmãos, eles são perfeitos para a programação familiar das TV's americanas do final da década de 60. Agradam à pais e filhos e se apresentam frequentemente nos programas da época. Com 8 anos de idade, Michael ganha 200 mil dólares por semana só para si.

A mídia descobre o poder de convencimento da TV e através dela, impõe uma cultura de consumo aos americanos, com propagandas cada vez mais elaboradas. Nessa época os produtos com a marca "Jacksons FIVE" explodem nas prateleiras das lojas e supermercados. São balas, chicletes, bonecos, brinquedos, roupas infantis e revistas em quadrinhos, seguidos depois de uma série de desenhos animados, que chegou a ser veinculado na tv brasileira.

A imagem alegre e colorida desses cinco irmãos cantando e dançando em perfeita harmonia, é perfeita para distrair os americanos dos horrores da Guerra do Vietnã, onde o governo americano pretendia combater a invasão russa na região e acaba tendo mais baixas e mortes entre seus soldados, que vitórias. A população somente vai saber a verdade sobre a guerra, anos após seu início, quando assistem chocados uma legião de jovens soldados retornarem mutilados pelas minas terrestres. É o final da década de 70 e Michael é atormentado pelas sombras da guerra mais uma vez.