- Há 15 anos atrás: MJ pára Praga

Michael desfila em carro aberto para mais de 100 mil pessoas,
na saída do Hotel Intercontinental, na cidade de Praga em 1996.
Estátua de MJ criada pela gravadora Sony, à pedido de Michael,
para promover a tourné HIStory na Europa
.
Michael Jackson pára a cidade de Praga

Nunca ficou claro por que Michael Jackson escolheu Praga como o lugar para começar sua turnê HIStory, no Outono de 1996. Mas como muitas das suas decisões de negócios, esta revelou-se acertada. Cerca de 125 mil pessoas lotaram Letná Park para assistí-lo, tornando-o um dos maiores eventos de Jackson no mundo, evidenciando uma visão de negócios, que era pelo menos tão grande quanto seu talento musical.

Como resultado desse evento gigantesco, os executivos da Sony estavam extremamente ansiosos para agradar o homem cuja obra musical foi de fato, o financiador de seus contracheques multimilhonários.

Isso poderia explicar a estátua monumental que foi construída, já que Michael Jackson teria dito a executivos da Sony para construirem uma estátua dele para promover a turnê. Então foi feita a construção de nove torres de aço coberta por fibra de vidro. Essa efígie de 10 metros de altura, se tornou a peça central da campanha de US $ 30 milhões para promovê-lo, com seu novo álbum e a turnê, sendo a campanha mais cara da história da música - naquela época.

Essa figura imponente - com Jackson em uniforme militar, bandoleira em seu peito, os punhos cerrados ao seu lado e olhando para longe - foi transportada para Praga, vinda da Alemanha, 10 dias antes do concerto. O veículo tipo carreta com 18 rodas, trazendo a estátua desmontada, tanques de lastro e cabos de aço, teve que receber um planejamento cuidadosamente estudado, com a rota estipulada para evitar curvas acentuadas, já que a estátua pesa mais de 2 toneladas.

A estátua foi uma ação ousada, especialmente tendo em conta que um ano antes, Jackson teve sua primeira audiência no tribunal. Mas a estátua também adicionou ao culto de Jackson, uma chama de histeria que disparou pelas ruas da capital da República Checa, nos dias antes do concerto de 7 de setembro, com milhares e milhares de fãs enlouquecidos vindos de todas as partes do mundo.

Michael Jackson desembarcou na cidade de Praga alguns dias antes do concerto, comandando o todo o piso superior do Hotel Intercontinental, em Praga. Os fãs que ocuparam a praça em frente ao hotel foram recompensados com os vislumbres ocasionais de Michael, que várias vezes se inclinou de uma janela.

Jackson não deu entrevistas à imprensa. Um dos poucos privilegiados em que apertar a mão do próprio Michael em um dos quartos do hotel depois do concerto foi um repórter do Jornal local 'Prague Post' comentou: " Sim, Jackson usava uma luva única mas, longe de parecer um auto-obsessivo maluco, como outras estrelas, saí do hotel com a nítida impressão de que Jackson estava sob controle total de tudo, muito inteligente, auto-confiante e profissional.