- Mudando a história da música, para sempre !

A história da música, desde os seus
tempos primordios, teve uma evolução
lenta e foi se popularizando até a década de 80,
quando Michael lança seu 1° álbum SOLO
.
A história da música
- ANTES e DEPOIS,
de Michael Jackson
.
Já fazendo um sucesso estrondoso ao lado dos irmãos, e sendo o compositor dos sucessos do grupo entre 1976 a 1984, Michael conhece Quincy Jones, já famoso produtor musical e resolve ao seu lado lançar um álbum solo, já desligado definitivamente dos Jacksons 5. A história da música POP começa a ser escrita a partir desse momento, e nenhum outro artista consiguirá acompanhar os números de Michael, desde então:
.
Off the Wall (1979)
.
Este álbum entrou para a história da música por ser o primeiro a conter quatro top ten hits. Stevie Wonder e Paul McCartney, além de Michael, colocaram´músicas nesse álbum. Ele vendeu mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo e foi um sucesso estrondoso, jamais obtido por um cantor, na história da música.
.
Thriller (1982)
.
Thriller é o álbum mais vendido de todos os tempos e envia Jackson para o sucesso global. Tornou-se também o primeiro álbum da história a conter sete top-ten hits na Billboard Hot 100. O vídeo de 'Billie Jean' foi o primeiro vídeo de um artista negro a ser exibido na MTV de forma regular, enquanto que os 13 minutos de vídeo de 'Thriller' foram revolucionários para a época e se tornou o melhor vídeo doméstico campeão de venda de todos os tempos. Em 1983, na festa de aniversário de 25 anos da Motown - Michael provoca um verdadeiro furor na platéia cantando e dançando "Billie Jean", e estreiando a dança com sua assinatura, o "Moonwalk".
O àlbum Thriller ganha todos os prêmios entre 1982/83, inclusive oito Grammys na mesma edição, estabelecendo um recorde na época.
.
Bad (1987)
.
Bad recebeu mais de dois milhões de pedidos de antecedência de compra - antes de ser lançado e foi o seu último álbum a ser produzido por Quincy Jones. O álbum gerou mais 'number 1 Billboard hits' ( músicas do mesmo álbum que ficam em 1° lugar na parada da Billboard ) do que qualquer outro álbum já lançado na história da música . Sua turnê teve recorde de número de espectadores, tocando 123 shows para mais de 4,4 milhões de FÃS em 46 países diferentes. O nível de fama atingido por Michael, supera os Beatles e Elvis Presley.
.
Dangerous (1991)
.
O lançamento de Dangerous foi marcado pelo roubo de 30.000 cópias do álbum, no aeroporto de Los Angeles antes de ter sido oficialmente lançado. O maior hit do álbum foi "Black or White", que foi acompanhado por um vídeo polêmico, que contou com várias cenas que foram interpretadas como tendo um carácter sexual e violento. O vídeo foi editado com apenas 14 minutos, para remover as cenas consideradas ofensivas. O vídeo estreou simultaneamente em 27 países e teve a maior audiência de arrecadação de direitos autorais para um vídeo de música num mesmo dia (cerca de 500 milhões de euros), valor nunca superado, desde então.
.
HIStory (1995)
.
HIStory recebeu quatro Grammys e vendeu mais de 18 milhões de cópias em todo o mundo, o que lhe valeu o título de maior venda de álbuns de disco múltiplo de todos os tempos por um artista solo. Mais de quatro milhões e meio de pessoas participaram da passeata da campanha promocional em 27 países diferentes e ao memso tempo. O primeiro disco foi um grande pacote de hits, enquanto o segundo continha quinze novos números. No Brit Awards, Michael Jackson foi premiado com o título de Artista de uma geração, mas o seu desempenho durante a cerimônia foi interrompida por Jarvis Cocker, vocalista da banda Pulp, que pulou no palco e fez gestos rudes. Cocker foi preso por suspeita de agressão, mas libertado sem acusação. A atitude de Cocker era im protesto dos artistas da época, que sentiam-se 'esmagados' pelo sucesso absoluto de crítica e público de Michael.
.
Invincible (2001)
.
Estreando em 13 países, Invincible passou a vender quase oito milhões de cópias em todo o mundo. Pouco antes do lançamento do álbum, Michael Jackson disse Tommy Mottola, o chefe da Sony Music Entertainment, que não iria renovar seu contrato com eles. Todas as versões posteriores singles, gravações de vídeo e promoções para o álbum foram cancelados. A causa seria a falta de apoio que Motolla dava para os artistas afro descendentes americanos e utilizando artistas negros apenas para seu próprio ganho pessoal. A falta de promoção do álbum conspirara para fazer deste álbum o menos bem sucedido, comparado aos seus lançamentos anteriores.
.
Os números de vendagens citados acima, referem-se às vendas da época de cada lançamento. Atualmente, contabilizados até dezembro de 2009, estima-se que Michael Jacskon já tenha vendido entre ábuns, CD's e DVD's, um número perto de 760 milhões de cópias. Nenhum artista chegou a alçançar nem a metade dessa marca e acredita-se que, continuando vendendo e aimentando essa marca, não haverá na história, outro vendedor de álbuns como Michael.
- Vida eterna ao REI !
.
Texto - Julia Mandetta
Foto - Michael num trono que ganhou de presente, em Neverland.