- No tempo de Michael Jackson - Décadas de 70/80

Michael atravessou várias épocas, várias modas e tendências de comportamento, mas sempre manteve seu estilo próprio

Uma década inteira de 'androgenia'

Após a desestruturação da estética imposta pelo movimento hippie da década de 70, inserida em um contexto de contestações anti guerras ( paz e amor ), anti conservadorismo, com mulheres queimando seus sutiãs em praça pública e tomando anti concepcionais ( amor livre ), começa a década de 80 com uma estética que procura resgatar a beleza e a forma.

As mídias da TV e do cinema, já muito poderosas, criam 'signos' novos de consumo para a época, principalmente os relacionados aos cosméticos, à maquiagem e aos aparelhos relacionados à beleza. Surge nesse momento a necessidade do 'indivíduo' de trazer para sí a responsabilidade de redefinir a sua identidade, o seu projeto do "self" ( de sí mesmo ), onde a transformação do próprio corpo ganha centralidade.

Nessa década tudo foi possível: ser magro através de milhares de dietas milagrosas e academias explodindo em cada esquina, ou vídeos de pessoas fazendo ginástica, e ser loiro, ruivo, com cabelos lisos ou cacheados, ter olhos azuis ou verdes com lentes coloridas, ter furo no queixo, maçãs do rosto salientes com plásticas, pernas finas ou pernas grossas. Cada um escolhia seu projeto de sí mesmo.
Nesse balcão de ofertas, surgem os estilos mais extravagantes e singulares e as mulheres pecam pelo excesso, transformando-se em 'Barbies' cheias de adereços, mas são os homens que criam um estilo novo - o andrógeno.
Eles se utilizam de todas essas ferrametas de estética e beleza para compor "personagens" de si mesmos, principalmente os cantores da geração POP:
Lembram-se de Boy George ? Do Simple Red ? Do David Bowie ?
De Mick Jagger de lápis nos olhos e baton, usando blusinhas Baby Look ?
E Prince ? De sombrancelhas fininhas e maquiadíssimo ?
Todos andrógenos. Era mais importante ter 'estilo', independente do gênero ser masculino ou feminino.
Michael permaneceu no seu estilo de 'estafeta' carregado nos acessórios militares, compondo seu exército do R.I.P - Rock in Peace. Mas não deixou de lado seu próprio projeto de si mesmo - cabelos mais lisos, olhos maquiados e nariz mais fino. O vitiligo já está visível e Michael se utiliza de cosméticos para melhorar as manchas na pele do rosto.
O mundo começa a despertar para a fome na África. Os olhos de voltam para assuntos mais importantes no início dos anos 90.